terça-feira, 30 de agosto de 2011

Gestão de Riscos

O que entendemos por gestão de riscos?
Se formos no google e pesquisarmos este assunto acharemos nada mais nada menos que 3.030.000 de resultados!!!

Todo esse material revela uma busca contínua pelo equilíbrio entre os riscos e custos envolvidos no desenvolvimento ou gerência de um projeto. Riscos não envolvem somente finanças, perdas de ativo financeiro, mas também todo o universo de Tecnologia da Informação uma vez que com o crescimento dos negócios e estreitamento das fronteiras de comunicação esta gestão se faz cada vez mais necessária.

Neste contexto, podemos definir os processos envolvidos na gerência de riscos em:

1. Planejamento de gerência de riscos
Tem por objetivo decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de
riscos de um projeto.

2. Identificação de riscos
Determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características.

3. Análise qualitativa de riscos
Priorização dos riscos para análise ou ação adicional subsequente através de avaliação e
combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

4. Análise quantitativa de riscos
Análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

5. Planejamento de resposta
Desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as
vulnerabilidades encontradas no projeto.

6. Monitoramento e controle de risco
Acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação
dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia
durante todo o ciclo de vida do projeto.

Cada processo possui seus métodos a serem seguidos e saídas esperadas.


Para maiores informações:
http://www.iso31000qsp.org/
http://www.virtue.com.br/blog/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto


Bons estudos!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ferramentas de Gerencia de Projetos - MS Project

MS Project

O Microsoft Project Professional 2010 oferece uma maneira potente e visualmente aprimorada de gerenciar uma grande diversidade de projetos e programas de forma eficiente. Desde o cumprimento de prazos cruciais até a seleção dos recursos certos e a capacitação de equipes, o Project Professional 2010 oferece experiências novas e intuitivas para planejar, gerenciar e colaborar facilmente com indivíduos, equipes e com a empresa.

10 principais beneficios

1. Familiar e intuitivo.

A Faixa de Opções faz encontrar e usar suas ferramentas favoritas mais facilmente com novos menus gráficos e uma experiência familiar para ajudá-lo a criar e gerenciar projetos facilmente. Dicas e orientação contextual fornecem informações e atalhos para que você possa realizar mais em menos tempo. No novo Office da Microsoft ® Backstage ™, basta salvar, compartilhar, imprimir ou publicar seus projetos a partir de um único local.

 

2. Poupe tempo e esforço.

Poupe tempo e esforço com funções essenciais e familiares, como quebra automática de texto, filtragem, auto-completar, rolagem e zoom, e muito mais. Inserir novas colunas sobre os tipos fly-data são prontamente identificados de modo que você pode rapidamente e efetivamente organizar e analisar os detalhes. Compartilhar rapidamente detalhes da programação através do reforço de copiar e colar, e manter a formatação chave entre o Project 2010 e outros aplicativos do Office da Microsoft.

3. Flexível e poderosa.

Controlado pelo usuário o agendamento coloca você no controle e reúne a flexibilidade e facilidade de uso de uma ferramenta como o Microsoft Excel ® 2010 e o poder do mecanismo de agendamento Project 2010. Criar cronogramas de projetos em nível de detalhe adequado para seu projeto. Trabalhar com dados de resumo inicialmente ou mudar para uma abordagem mais detalhada quando é conveniente. Notas como lembretes, lugar onde as informações adicionais da agenda são necessárias, ou simplesmente adicionar informações assim que estiverem disponíveis.

 

4. Mais fácil de ver e compartilhar.

Com uma visão completamente nova de linha de tempo e visualmente melhor, você terá uma visão mais clara de tarefas, etapas e fases. Paletas de cores recém expandidas e efeitos de texto para ajudá-lo a fazer todo o cronograma e plano de visão para rapidamente ver e compartilhar as datas importantes e os resultados.

 

5. Em-um-relance.

(Planejamento da Equipe – Somente versão Pro)
Veja a combinação certa de pessoas e recursos: basta arrastar as tarefas do plano de trabalho para toda a sua equipe e projeto. A visão do Planejamento da Equipe no Project Professional 2010 mostra os recursos e trabalha ao longo do tempo, para ajudar a detectar e resolver problemas. Novo no Project 2010, o Inspetor de Tarefa oferece análises adicionais e orientação intuitiva para resolver conflitos de agenda derivados de atributos de uma tarefa e recursos atribuídos, que você pode optar como agir.

 

6. Controle e entregar.

Comparar rapidamente orçamento versus valores reais versus previsto para medir o progresso de uma iniciativa com a flexibilidade de configuração de múltiplas linhas de base. Criar alto nível em fases de orçamentos com as categorias definidas pelo usuário para os custos e trabalho. Validar orçamentos de baixo para cima, estimativas construídas usando de trabalho, material e recursos de custo. Controle de custos do projeto, comparando os orçamentos para as tarefas concluídas e totais previstos. O uso embutido ganhou valores métricos para análise de previsão e gestão de desempenho integrado.

 

7. Avaliar as possibilidades.

(Tarefas inativas - Somente versão Pro)
Muitas vezes você vai precisar parar para avaliar cenários e considerar opções no planejamento de novos projetos ou acompanhamento dos trabalhos em curso. Usando tarefas inativas, do novo Project Professional 2010, você pode facilmente experimentar com o plano do projeto e realizar uma análise hipotética. A simples alternância remove ou insere uma ou mais tarefas, juntamente com o seu efeito sobre o cronograma do projeto. Project 2010 também oferece mais ferramentas embutidas para ajudar a suportar a análise e comparação de cenários, incluindo nível de múltiplos desfazer e mudar de destaque.

 

8. Colaborar com os outros.

(Atualiza Status da tarefa - Somente versão Pro)
Conectar suas equipes através da sincronização com o Microsoft SharePoint ® Server 2010. Usando o Project Professional 2010, você pode sincronizar SharePoint Server 2010 e o Project Professional 2010, o projeto atualiza status de tarefa para você e sua equipe. Você também pode salvar arquivos de seu projeto para o SharePoint Server 2010 sites de equipe para se comunicar e colaborar em planos de progresso.

 

9. Crescer capacidades.

(Ligue para o Project Server 2010 - Somente versão Pro)
Perceber o poder do projeto unificado e gestão de carteiras através da combinação de Project Professional 2010 com o Microsoft Project Server 2010. Juntos, Project Server Professional 2010 e Project 2010 criam o Microsoft Enterprise Project Management (EPM) Solution e fornecem recursos fim a fim para ajudar as organizações a priorizar os investimentos e otimizar os recursos, ganhar o controle de todos os tipos de trabalho, e visualizar o desempenho usando dashboards poderosos.

 

10. Melhorar o desempenho.

Use as opções de 64 bits do Project 2010 para melhorar o desempenho e apoiar projetos e programas muito grandes. Project Standard 2010 e o Project Professional 2010 são oferecidos nas opções de 32-bit e 64-bit para suportar uma grande variedade de tipos de projetos e tamanhos. A opção 64 bits aproveita a memória expandida e capacidades otimizadas dos mais recentes processadores e das versões de 64 bits do Windows 7 e Windows Vista. A versão 64 bits Project Professional 2010 também oferece desempenho aprimorado e manipula arquivos de projeto extremamente grandes com facilidade quando conectado ao Project Server 2010.


Fonte: http://www.microsoft.com/project/en/us/project-professional-2010.aspx

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Metodologias para Gerência de Projetos

Metodologias para gerência de projetos podem ser entendidas como, segundo Jason Chavart, uma coleção de métodos, procedimentos e padrões que definem a síntese de abordagens de engenharia e gerenciamento desenvolvidas para auxiliar na construção de um produto, um serviço ou uma solução.

Essas metodologias são compostas por técnicas e processos que visam aumentar e garantir a eficiência do trabalho realizado dentro de uma organização e, em Gerenciamento de Projetos, a utilização de metodologia é considerada um fator crítico de sucesso.

Alguns exemplos de metodologias podem ser verificadas abaixo:


Para maiores informações:
http://imasters.com.br/artigo/8392/gerencia/metodologia_de_gerenciamento_de_projetos/

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Normas ISO para Engenharia de Software

Olá a todos!

Gerência de projetos, Gestão de projetos, Gerenciamento de projetos ou ainda Gdministração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Esse é o conceito base que será tratado ao longo do estudo, mas hoje iremos expor como esses projetos de softwares devem ser desenvolvidos, como os softwares devem ser codificados e o que eles precisam obedecer para atender a um padrão de desenvolvimento.

O problema não está no Software em si, mas na forma como as pessoas tem desenvolvido software até os dias de hoje.

Atualmente, muitas instituições se preocupam em criar normas para permitir a correta avaliação de qualidade tanto de produtos de software quanto de processos de desenvolvimento de software. Apenas para ter uma uma visão geral, as principais normais nacionais e internacionais nesta área:

ISO 9126 - Norma para qualidade de uso de software.
ISO 14598 - Avaliação de produtos de software, baseados na utilização prática da norma ISO 9126.
ISO 12119 - Norma para qualidade de pacotes de software (software de prateleira, vendido com um produto embalado).
ISO 12207 - Norma para qualidade do processo de desenvolvimento de software.

Essas Normas ISO são padrões internacionais para desenvolvimento de software e, cada uma possui suas especificações e métodos de planejamento. Assim, para a criação de um produto de software com qualidade deve-se conhecer e aplicar estas normas.


Para mais informações:
http://www.juliano.com.br/artigos/universidade/ISO%209000.htm
http://inf.unisul.br/~vera/egs/ISO9126.htm


Bons estudos!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Boas Vindas

Bem vindos,

Neste blog iremos comentar sobre ferramentas de planejamento de projetos, entre outros temas relacionados a TI.