quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plano de Projeto SGS

Bom dia Pessoal! Aqui está o Plano de Projeto (revisado) da Equipe GT2 para o Sistema de Gestão de Serviços. Quem ainda não fez o seu, pode ver como ficou o nosso, para ser usado como auxílio na elaboração dos seus respectivos planos.E desde já um Feliz Natal, Feliz Ano Novo e Feliz Férias à todos =D  Plano de Projeto SGS
View more documents from Rodrigo Azevedo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ferramenta de modelagem UML: Astah Community

 A ferramenta Jude Community é uma boa ferramenta de modelagem UML gratuita. Por ser uma versão Community possui algumas limitações. Há uma versão Professional disponível, mas os recursos presentes na versão Community podem suprir a necessidade de grande parte dos artefatos necessários no dia-a-dia.
A partir de 2010, a ferramenta foi descontinuada, e substituida pelo Astah. Assim como o Jude, esta ferramenta possui versões Community e Professional. Dentre os recursos da ferramenta estão:
  • Suporte a UML 2.1
  • Diagramas de Classe, Caso de Uso, Sequência, Atividade, Comunicação, Máquina de Estado, Componentes, Implantação, Estrutura de Composição, Objetos e Pacotes.
  • Ajustes de alinhamento e tamanho dos diagramas
  • Impressão dos diagramas (com a marca d’água da ferramenta)
  • Exportação das imagens dos diagramas (com a marca d’água da ferramenta)

A ferramenta pode ser adquirida no site abaixo:
https://members.change-vision.com/files/astah_community


 

domingo, 13 de novembro de 2011

Tabela de Riscos

Bom dia Pessoal!

Para aqueles que não entregaram a documentação do Plano de Projeto e, ainda estão com dúvidas de como fazer algum item ou outro. A nossa equipe disponibilizará o material que está sendo feito em conjunto para todos nós possamos tirar as dúvidas existentes.
Hoje mostraremos a nossa Tabela de Riscos. A sua elaboração é importante pois nos disponibiliza uma lista com os possíveis riscos de um projeto e qual será o impacto de tal risco sobre a estrutura do processo que está sendo desenvolvido. A Tabela 1, abaixo, ilustra esta ideia.
Tabela 1. Tabela de Riscos

O passo a passo é o seguinte:
   1. Faz-se a lista de riscos;
   2. A partir dela os riscos são classificados por categoria na segunda coluna;
   3. A probabilidade de aparição se põe na terceira coluna;
   4. O impacto é registrado para cada risco identificado.

Vale ressaltar que os riscos podem ser avaliados em entrevistas ou reuniões com participantes selecionados. São incluídos os membros das equipes e, especialistas fora do projeto podem participar pois, estes podem ter familiaridade e mais experiencia adquirida de projetos anteriores.


Para maiores informações:


Bons estudos e bom feriado o/