segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Entrevista sobre Ferramentas CASE

Bom dia Pessoal!

Depois de várias aulas e vários posts visualizados por um grande número de pessoas que chegou a deixar o blog indisponível por alguns minutos devido a quantidade de acessos simultâneos, entendemos um pouco mais sobre as ferramentas CASE. O que são, para que servem, quais os tipos e categorias, quais as ferramentas existentes enfim, vários temas que nos auxiliam durando o ciclo de vida de um projeto de software.

Mas, além disso é importante sabermos o que de fato impacta a utilização de tais ferramentas em uma empresa. A seguir, uma pequena entrevista realizada em uma empresa local.

P: Como o senhor tomou conhecimento de ferramentas CASE?
R: Eu já conhecia o conceito e as ferramentas mas, nunca tentamos nada do gênero pois, como a empresa é pequena eu conseguia ter o controle do que era feito pelos funcionários.

P: Como era o processo de desenvolvimento antes de utilizar a ferramenta?
R: Por ser uma empresa pequena, a função de gerenciar era toda minha, então eu dizia o que era para ser feito, dava o prazo e cobrava conforme a necessidade do projeto de cada funcionário.

P: Teve algum motivo que o fez utilizar uma ferramenta CASE?
R: Na verdade sim. Uma vez eu esqueci de entregar o produto no prazo para um cliente e, depois de uns dias ele me ligou cobrando e eu não lembrava. Quando fui entregar o software pedi desculpas e tentei justificar. Eu anotava datas e compromissos em pedaços de papel ou no celular, mas acabava perdendo e depois não lembrava. Daí pensei em algo que eu pudesse verificar sempre então, como utilizo muito o computador, comecei utilizando o OpenProj por ser free e fácil de utilizar mas, hoje utilizamos o MS Project.

P: O que a ferramenta agregou ao processo de desenvolvimento da empresa?
R: Agora quando preciso me ausentar, meu pai (Diretor), sabe o que está sendo feito, o que deve ser feito depois, quem está responsável por cada atividade. Assim, ele sabe o que tem que fazer e pode tomar as decisões com mais facilidade sem precisar ligar pra mim quando eu não estou aqui.

P: Houve algum criterio para a escolha da ferramenta?
R: No caso do OpenProj e do MS Projetct foi porque eu já conhecia as ferramentas, mas não teve nenhum estudo nem nada do tipo.


Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário