segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qualidade de Software

Fala galera, bom dia à todos!

Hoje trataremos sobre um assunto muito importante para a melhoria e obtenção de qualidade em qualquer projeto ou processo de construção de um produto de software, Normas de Qualidade. Devemos entender como funciona, para que serve e como devemos aplicá-las a ponto de melhorarmos a gestão de um projeto como um todo. 
Algumas das Normas sobre este assunto são: 

ISO/IEC 9126 - Qualidade de Produto de Software 
      Estabelece um modelo de qualidade com os seguintes componentes: 
  • Processo de desenvolvimento, cuja qualidade afeta a qualidade do produto de software gerado e é influenciado pela natureza do produto desenvolvido;
  • Produto, compreendendo os atributos de qualidade do produto (sistema) de software. Estes atributos de qualidade podem ser divididos entre atributos internos e externos. Estes se diferenciam pela forma como são aferidos (interna ou externamente ao produto de software) e em conjunto compõem a qualidade do produto de software em si;
  • Qualidade em uso que consiste na aferição da qualidade do software em cada contexto específico de usuário. Esta é, também, a qualidade percebida pelo usuário. 
NBR ISO 14598 - Avaliação da Qualidade de Produto de Software 
      Oferece uma visão geral dos processos de avaliação de produtos de software e fornece guias e requisitos para avaliação.

Figura 1. Modelo de Organização.




 ISO/IEC 12119 - Pacotes de Software: Testes e requisitos de qualidade
       Criada em 1994 para tratar aspectos de qualidade de produtos de software conhecidos como COTS (CommercialOff-The-Shelf), softwares de prateleira.


Série ISO/IEC 25000 - Projeto SQuaRe
      Série organizada com abrangência de dois processos principais: Especificação de Requisitos e Avaliação da Qualidade de Software, apoiados por um processo de medição.

Figura 2. Arquitetua da Série ISO/IEC 25000.



O assunto aqui abordado é fonte da prática em sala de aula da disciplina Qualidade de Software ministrada pelo Professor Arilo Dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário